QUARESMA – TEMPO DE CONVERSÃO


Tempo litúrgico de reconstrução cada um de nós; tempo que nos motiva a colocar em questão a razão de ser da vida: para que vivemos? Sobre que está fundamentada a nossa vida? Para onde caminhamos? Nesse sentido dizemos que Quaresma é um tempo intenso de conversão.

A Quarta-feira de Cinzas marca, no calendário litúrgico, o início da Quaresma. Um período de preparação para Semana Santa. Nestes 40 dias, a Igreja convida a todos a renovar a fé, a promover uma verdadeira conversão na vida, buscando a prática da Palavra de Deus.

O próprio Jesus mostra a importância dos três aspectos a serem vivenciados principalmente neste tempo de Quaresma: a oração, o jejum e a esmola. “Quando orardes, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê no lugar oculto, recompensar-te-á”.

O jejum é tratado por Jesus como forma de buscar a aproximação de Deus, e não demonstrar isso a comunidade. “Quando jejuardes, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto; assim não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto, e teu Pai, que vê no lugar oculto, recompensar-te-á”.

A esmola mostra o desapego aos bens materiais e a confiança na providência Divina, que nos dá o pão de cada dia. Ela é também um gesto concreto de que estamos solidários ao sofrimento dos irmãos menos favorecidos. É uma forma de amor ao próximo. Por isso, a Campanha da Fraternidade vem nos ajudar a viver especialmente esse último aspecto, relacionado a esmola, que é  viver a solidariedade.

A Quaresma nos ajuda a olhar para dentro de nós, para o nosso coração, para a nossa vida, e vivermos a conversão.

A Campanha da Fraternidade vem nos ajudar a olhar para fora, para o nosso irmão, para suas necessidades e vivermos a compaixão, a solidariedade.

Este ano, a Campanha da Fraternidade é uma campanha ecumênica  com a participação de igrejas cristãs, cujo tema é: Fraternidade e diálogo: compromisso de amor, com o lema: Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade – Ef 2,14a.

A Campanha da Fraternidade deste ano nos convida a refletir, aprofundar e a promover o diálogo como caminho para paz . Nesta Quaresma somos chamados a crescer na capacidade de diálogo. É importante nesse tempo de Quaresma, vivendo a Campanha da Fraternidade com esse tema  fazer-nos a seguinte reflexão: que podemos estimular em nossas famílias para crescermos  na capacidade de diálogo?

Estamos abertos para fazermos o caminho da conversão?

Viver a Quaresma neste ano, é despertar em nós o impulso para ser presença inspiradora e reconstrutora de diálogo, frente a um  mundo para fragmentado.

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2021:

“Deus da vida, da justiça e do amor,
Nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade
e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade.

Através desta Campanha da Fraternidade Ecumênica,
ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo
como compromisso de amor, criando pontes que unem
em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio.

Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade,
em especial, aos mais pobres e fragilizados,
a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor
e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças,
caminhando pelas veredas da amorosidade.

Por Jesus Cristo, nossa paz,
no Espírito Santo, sopro restaurador da vida.

Amém!”